Manutenção de F30 é cara? Impressões após 1 ano com o carro
Enviado: 23 Jul 2020, 21:21
Acho que todo mundo aqui tem um amigo que prefere comprar um carro popular zero KM, ruim de curva, ruim de aceleração, ruim de freio ruim de ruim (rs), com um acabamento medonho por R$70.000 ~ R$90.000, do que investir em uma F30, Mercedes Classe C ou Audi A3 ou A4 usados (2012 - 2016).
O motivo é simples: assim como existe aquela lenda de que TODO carro da Fiat é ruim (eu já tive um punto e o carrinho era Ok dentro da proposta), também impera a máxima de que MANUTENÇÃO DE BMW usada é impraticável e por isso o primeiro dono vende lá pelos 30.000km para pegar outra zero.
Pois bem, lá vai minha experiência.
Peguei minha 316i 2014 com 54.000km.
De lá para cá, troquei discos e fluido de freio, óleo e filtro do motor, 4 velas de iridium e a mangueira de ar da turbina. Todos por tempo e/ou desgaste natural, incluindo essa mangueira da turbina que a original da Mahle é UM LIXO ... um plástico bem vagabundo que resseca com o tempo (coloquei uma emborrachada agora).
Quanto gastei com peças?
Discos de freio
Discos traseiros Fremax: R$400,00 o par na SJ PARTS.
Discos dianteiro Fremax: R$350,00 o par no Mercado Car.
Total: R$750,00
Fiz um orçamento na Bavaria (oficina especializada BMW em SP) e só no jogo de discos queriam me cobrar mais de 2.000,00 DOIS MIL REAIS PELO MESMO PRODUTO, DA MESMA MARCA. PESQUISEM ANTES DE FECHAR!
Mangueira de ar da turbina
R$239,00 com frete grátis - entregou no dia seguinte ... melhor que a original da Mahle que é de um plástico bem vagabundo.
Orçamento da mesma peça na BIMMER: R$720,00 só de peça + R$220 de instalação.
Morreu nos R$239,00 pq eu mesmo fiz o serviço.
Velas
4 velas de iridium Bosch: R$230,00 na Sonnic Parts
+ R$220 de mão de obra na Bimmer... infelizmente eu não tinha a chave certa para fazer em casa. É mamão com açúcar trocar vela nesse motor da 316, 116 e 118i, desde que vc tenha a ferramenta certa.
Óleo e filtro do motor:
Troquei duas vezes (a cada 5000km +/-)
1a vez: MOTUL 6100 na Bavária: R$408,00
2a vez: MOTUL 6100 na A.R.M Auto Race Motorsport: R$445,00
Ai tem gente que diz: mas se quebrar o motor ou o câmbio, vc está ferrado ... Bem, se quebrar o motor ou um cambio de um vovorolla ou um sentra vc vai estar tão ferrado quanto ... faça manutenções no tempo certo para que não quebre
Resumo: preço de peças e produtos de revisão periódica são super tranquilos, desde que vc não seja inocente de comprar dentro das oficinas. Em termos de valores, pra mim fica mais ou menos o mesmo que eu paga para fazer as revisões de um C4 Hatch que tinha antes.
Só dá pra levar em oficina especializada BMW? Outro mito ... para o trivial do dia-a-dia, com trocar óleo, filtros, pastilhas, discos e sensores de freio, mangueiras ressecadas, velas e afins, o seu mecânico de confiança vai fazer o serviço com as mãos nas costas. É igual em qualquer outro carro (não estou falando aqui de mexer em câmbio, motor e afins).
Myth busted! Compre seu usadinho e use a cabeça para não morrer nas mãos de oficinas especializadas com as manutenções do dia-a-dia, que estão sempre prontas para extorquir o seu suado dinheiro.
Aliás, ponto positivo para a Bimmer, que apesar de ser careira com peças, está dentro do aceitável para mão de obra e aceita atender com as peças que vc comprar fora. Lá na Bavaria, vc quase deixa outra BMW pra eles só para fazer manutenção comum e fica num choro bravo para aceitarem colocar peças que vc não comprou com eles (inclusive cobram uma mão de obra mais caro por isso ).
O motivo é simples: assim como existe aquela lenda de que TODO carro da Fiat é ruim (eu já tive um punto e o carrinho era Ok dentro da proposta), também impera a máxima de que MANUTENÇÃO DE BMW usada é impraticável e por isso o primeiro dono vende lá pelos 30.000km para pegar outra zero.
Pois bem, lá vai minha experiência.
Peguei minha 316i 2014 com 54.000km.
De lá para cá, troquei discos e fluido de freio, óleo e filtro do motor, 4 velas de iridium e a mangueira de ar da turbina. Todos por tempo e/ou desgaste natural, incluindo essa mangueira da turbina que a original da Mahle é UM LIXO ... um plástico bem vagabundo que resseca com o tempo (coloquei uma emborrachada agora).
Quanto gastei com peças?
Discos de freio
Discos traseiros Fremax: R$400,00 o par na SJ PARTS.
Discos dianteiro Fremax: R$350,00 o par no Mercado Car.
Total: R$750,00
Fiz um orçamento na Bavaria (oficina especializada BMW em SP) e só no jogo de discos queriam me cobrar mais de 2.000,00 DOIS MIL REAIS PELO MESMO PRODUTO, DA MESMA MARCA. PESQUISEM ANTES DE FECHAR!
Mangueira de ar da turbina
R$239,00 com frete grátis - entregou no dia seguinte ... melhor que a original da Mahle que é de um plástico bem vagabundo.
Orçamento da mesma peça na BIMMER: R$720,00 só de peça + R$220 de instalação.
Morreu nos R$239,00 pq eu mesmo fiz o serviço.
Velas
4 velas de iridium Bosch: R$230,00 na Sonnic Parts
+ R$220 de mão de obra na Bimmer... infelizmente eu não tinha a chave certa para fazer em casa. É mamão com açúcar trocar vela nesse motor da 316, 116 e 118i, desde que vc tenha a ferramenta certa.
Óleo e filtro do motor:
Troquei duas vezes (a cada 5000km +/-)
1a vez: MOTUL 6100 na Bavária: R$408,00
2a vez: MOTUL 6100 na A.R.M Auto Race Motorsport: R$445,00
Ai tem gente que diz: mas se quebrar o motor ou o câmbio, vc está ferrado ... Bem, se quebrar o motor ou um cambio de um vovorolla ou um sentra vc vai estar tão ferrado quanto ... faça manutenções no tempo certo para que não quebre
Resumo: preço de peças e produtos de revisão periódica são super tranquilos, desde que vc não seja inocente de comprar dentro das oficinas. Em termos de valores, pra mim fica mais ou menos o mesmo que eu paga para fazer as revisões de um C4 Hatch que tinha antes.
Só dá pra levar em oficina especializada BMW? Outro mito ... para o trivial do dia-a-dia, com trocar óleo, filtros, pastilhas, discos e sensores de freio, mangueiras ressecadas, velas e afins, o seu mecânico de confiança vai fazer o serviço com as mãos nas costas. É igual em qualquer outro carro (não estou falando aqui de mexer em câmbio, motor e afins).
Myth busted! Compre seu usadinho e use a cabeça para não morrer nas mãos de oficinas especializadas com as manutenções do dia-a-dia, que estão sempre prontas para extorquir o seu suado dinheiro.
Aliás, ponto positivo para a Bimmer, que apesar de ser careira com peças, está dentro do aceitável para mão de obra e aceita atender com as peças que vc comprar fora. Lá na Bavaria, vc quase deixa outra BMW pra eles só para fazer manutenção comum e fica num choro bravo para aceitarem colocar peças que vc não comprou com eles (inclusive cobram uma mão de obra mais caro por isso ).