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BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 02 Jun 2019, 15:37
por Gênesis David Gobbo
Boa tarde a toda a comunidade, desejo um excelente domingo a todos. Esta é a minha primeira publicação no fórum, no entanto, sou frequentador assíduo dos tópicos.
Antes de mais nada gostaria de salientar que procurei em diversos fóruns, inclusive em páginas estrangeiras e não encontrei nenhum resultado que fosse realmente esclarecedor quanto ao tema do tópico que acabo de criar.
Para resumir um pouco a história e justificar os meus questionamentos...Sou dono desde sempre de veículos BMW, apaixonado pela marca e particularmente não me vejo adquirir nenhum outro veículo senão um BMW. Recentemente estou procurando um BMW 320i/328i geração F30 entre os anos de 2013 e 2016. Sei que veículos desta idade, ao menos aqui em Brasília, pelas minhas pesquisas, já rodaram entre 50.000 e 100.000 km. Pois bem, daí partem os meus questionamentos. Qual o grau de fiabilidade destes veículos após essa quilometragem? Quais são os problemas crônicos que aparecem? E se aparecem. Questiono, pois sei que por maior que seja a "Robustez Mecânico/Estrutural" de um determinado veículo, quase sempre existirá um "Calcanhar de Aquiles". A Exemplo os BMW 318i/320i de geração E90 (E outros veículos da marca que recebem a mesma motorização) que apresentam queima de óleo precoce por conta de problemas com os retentores de válvulas. Tomo este exemplo por ser um problema de natureza crônica deste modelo específico.
:arrow: Peço aos proprietários dos modelos 320i/328i de geração F30, que possuam quilometragem semelhante, que discorram um pouco sobre como é o comportamento atual do carro, qual o histórico de manutenções, problemas apresentados e fiabilidade do veículo. Outros dois questionamentos são quanto à manutenção da turbina [Sei que ao menos nos motores a Diesel o reparo ou a substituição do componente deve ocorrer por volta dos 100.000 km (há divergências entre os fabricantes) o que resulta em um custo considerável] e a substituição do óleo do câmbio ZF8 (Tenho conhecimento que alguns fabricantes não indicam a troca do fluido de transmissão enquanto outros estabelecem um protocolo de trocas que deve ser religiosamente seguido para se evitar complicações minimamente desagradáveis). Como é o protocolo de manutenção para estes dois itens nos F30?
:idea: Reconheço que para qualquer veículo, especialmente veículos como o referido, grande parte da sua integridade se deve ao cuidado que o dono anterior teve, se respeitou os períodos de revisão, especialmente no que diz respeito à troca de lubrificante e se uso foi realizado de forma racional, não o utilizando como um "Piloto de Fuga" ou um "Piloto de Rally". :D
:!: Agradeço aos colegas que recomendarão procurar um veículo com quilometragem mais baixa ou discorrer sobre as dificuldades de revenda e desvalorização de um BMW com quilometragem alta. No entanto, dispenso esse tipo de conselho, pois o objetivo do tópico não é este.
Vou adquirir o veículo para uso diário e não tenho a menor intenção de vendê-lo, portanto o fator desvalorização ou dificuldade de revenda não me são importantes.

Desde já agradeço! Um forte abraço a todos! :mrgreen:

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 04 Jun 2019, 11:24
por adam-es
Vou compartilhar meu relato pessoal.
Pode ir sem medo.
Minha BMW é uma 320i, 13/14.
Carro está preparado desde os 30.000km, inicialmente com JB4 e posteriormente com REMAP REIKO (com downpipe e intake).
Só uso gasolina comum.
Atualmente está com 123.000km.
A única peça que troquei no carro, por defeito, foi a sonda lambda.
Também fiz a troca da bateria, amortecedores, coxins e batentes.
Oléo do câmbio e do diferencial também já fiz a troca.
Esses carros são muito duráveis, SE forem bem cuidados e SE o dono não for cupim de aço.
Não tenha pressa para comprar o carro.
Faça a vistoria pré-compra.
Passe o carro no scanner.
Carro é só alegria.
Ano que vem vou comprar outra BMW mais nova, mas vou manter a atual para uso diário.
Boa sorte na compra!

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 04 Jun 2019, 15:27
por Dan
Amigo, comprei recentemente uma BMW 320i ano 2014, a minha está atualmente com 57.000 kms, optei por comprar um carro que primeiro de tudo estivesse agradável aos olhos, digo aparentemente mesmo. Obviamente que isso não é o mais importante, mas se o carro pretendido não estiver ao menos bem cuidado aparentemente, o que dirá o restante. Pois bem, há também o histórico de manutenções do antigo proprietário, com notas fiscais e valores pagos.

Acabo de fazer a segunda inspeção técnica no carro (sim, fiz duas), e ambas atestaram que o carro está sem nenhum problema, nenhum vazamento, nenhum ponto de atenção. Portanto, ainda é cedo para te dar meu parecer pois acabei de pegar o carro, mas uma coisa é certa, as minhas chances de ter uma surpresa fazendo tudo isso é muito menor.

Grande abs,
Dan

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 09 Jun 2019, 11:56
por Gênesis David Gobbo

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 09 Jun 2019, 12:02
por Gênesis David Gobbo

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 09 Jun 2019, 12:08
por Gênesis David Gobbo

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 26 Jun 2019, 18:25
por almar
Boa tarde. O carro eh bem robusto.

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 26 Set 2019, 16:13
por Rafaelz

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 14 Out 2019, 13:49
por matheuscatto
Boa tarde!
Para complementar os relatos, tenho uma 320i 2012/2013 que comprei com 57 mkm.
Hoje esta com 129.000 km e não tenho absolutamente nada a reclamar.
O carro não teve nenhum problema além do desgaste natural das peças, como amortecedores, etc...
Quanto ao motor e cambio, absolutamente impecaveis.
Ressalto que sempre mantive a manutenção em dia, e muitas vezes as fiz antes do programado.

Re: BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km

MensagemEnviado: 23 Out 2019, 13:43
por kazuhiro