BMW 320i/328i geração F30 após os 100.000km
Enviado: 02 Jun 2019, 15:37
Boa tarde a toda a comunidade, desejo um excelente domingo a todos. Esta é a minha primeira publicação no fórum, no entanto, sou frequentador assíduo dos tópicos.
Antes de mais nada gostaria de salientar que procurei em diversos fóruns, inclusive em páginas estrangeiras e não encontrei nenhum resultado que fosse realmente esclarecedor quanto ao tema do tópico que acabo de criar.
Para resumir um pouco a história e justificar os meus questionamentos...Sou dono desde sempre de veículos BMW, apaixonado pela marca e particularmente não me vejo adquirir nenhum outro veículo senão um BMW. Recentemente estou procurando um BMW 320i/328i geração F30 entre os anos de 2013 e 2016. Sei que veículos desta idade, ao menos aqui em Brasília, pelas minhas pesquisas, já rodaram entre 50.000 e 100.000 km. Pois bem, daí partem os meus questionamentos. Qual o grau de fiabilidade destes veículos após essa quilometragem? Quais são os problemas crônicos que aparecem? E se aparecem. Questiono, pois sei que por maior que seja a "Robustez Mecânico/Estrutural" de um determinado veículo, quase sempre existirá um "Calcanhar de Aquiles". A Exemplo os BMW 318i/320i de geração E90 (E outros veículos da marca que recebem a mesma motorização) que apresentam queima de óleo precoce por conta de problemas com os retentores de válvulas. Tomo este exemplo por ser um problema de natureza crônica deste modelo específico.
Peço aos proprietários dos modelos 320i/328i de geração F30, que possuam quilometragem semelhante, que discorram um pouco sobre como é o comportamento atual do carro, qual o histórico de manutenções, problemas apresentados e fiabilidade do veículo. Outros dois questionamentos são quanto à manutenção da turbina [Sei que ao menos nos motores a Diesel o reparo ou a substituição do componente deve ocorrer por volta dos 100.000 km (há divergências entre os fabricantes) o que resulta em um custo considerável] e a substituição do óleo do câmbio ZF8 (Tenho conhecimento que alguns fabricantes não indicam a troca do fluido de transmissão enquanto outros estabelecem um protocolo de trocas que deve ser religiosamente seguido para se evitar complicações minimamente desagradáveis). Como é o protocolo de manutenção para estes dois itens nos F30?
Reconheço que para qualquer veículo, especialmente veículos como o referido, grande parte da sua integridade se deve ao cuidado que o dono anterior teve, se respeitou os períodos de revisão, especialmente no que diz respeito à troca de lubrificante e se uso foi realizado de forma racional, não o utilizando como um "Piloto de Fuga" ou um "Piloto de Rally".
Agradeço aos colegas que recomendarão procurar um veículo com quilometragem mais baixa ou discorrer sobre as dificuldades de revenda e desvalorização de um BMW com quilometragem alta. No entanto, dispenso esse tipo de conselho, pois o objetivo do tópico não é este.
Vou adquirir o veículo para uso diário e não tenho a menor intenção de vendê-lo, portanto o fator desvalorização ou dificuldade de revenda não me são importantes.
Desde já agradeço! Um forte abraço a todos!
Antes de mais nada gostaria de salientar que procurei em diversos fóruns, inclusive em páginas estrangeiras e não encontrei nenhum resultado que fosse realmente esclarecedor quanto ao tema do tópico que acabo de criar.
Para resumir um pouco a história e justificar os meus questionamentos...Sou dono desde sempre de veículos BMW, apaixonado pela marca e particularmente não me vejo adquirir nenhum outro veículo senão um BMW. Recentemente estou procurando um BMW 320i/328i geração F30 entre os anos de 2013 e 2016. Sei que veículos desta idade, ao menos aqui em Brasília, pelas minhas pesquisas, já rodaram entre 50.000 e 100.000 km. Pois bem, daí partem os meus questionamentos. Qual o grau de fiabilidade destes veículos após essa quilometragem? Quais são os problemas crônicos que aparecem? E se aparecem. Questiono, pois sei que por maior que seja a "Robustez Mecânico/Estrutural" de um determinado veículo, quase sempre existirá um "Calcanhar de Aquiles". A Exemplo os BMW 318i/320i de geração E90 (E outros veículos da marca que recebem a mesma motorização) que apresentam queima de óleo precoce por conta de problemas com os retentores de válvulas. Tomo este exemplo por ser um problema de natureza crônica deste modelo específico.
Peço aos proprietários dos modelos 320i/328i de geração F30, que possuam quilometragem semelhante, que discorram um pouco sobre como é o comportamento atual do carro, qual o histórico de manutenções, problemas apresentados e fiabilidade do veículo. Outros dois questionamentos são quanto à manutenção da turbina [Sei que ao menos nos motores a Diesel o reparo ou a substituição do componente deve ocorrer por volta dos 100.000 km (há divergências entre os fabricantes) o que resulta em um custo considerável] e a substituição do óleo do câmbio ZF8 (Tenho conhecimento que alguns fabricantes não indicam a troca do fluido de transmissão enquanto outros estabelecem um protocolo de trocas que deve ser religiosamente seguido para se evitar complicações minimamente desagradáveis). Como é o protocolo de manutenção para estes dois itens nos F30?
Reconheço que para qualquer veículo, especialmente veículos como o referido, grande parte da sua integridade se deve ao cuidado que o dono anterior teve, se respeitou os períodos de revisão, especialmente no que diz respeito à troca de lubrificante e se uso foi realizado de forma racional, não o utilizando como um "Piloto de Fuga" ou um "Piloto de Rally".
Agradeço aos colegas que recomendarão procurar um veículo com quilometragem mais baixa ou discorrer sobre as dificuldades de revenda e desvalorização de um BMW com quilometragem alta. No entanto, dispenso esse tipo de conselho, pois o objetivo do tópico não é este.
Vou adquirir o veículo para uso diário e não tenho a menor intenção de vendê-lo, portanto o fator desvalorização ou dificuldade de revenda não me são importantes.
Desde já agradeço! Um forte abraço a todos!