318IS E36 arrefecimento

Sessão destinada a Série 3

318IS E36 arrefecimento

Mensagempor augustu's » 24 Mai 2019, 14:47

Buenas. Depois de procurar bastante achei a 318IS automática ano 94 pouco rodada, mas mal cuidada. Devagar coloquei ela em dia. Bomba de água, termostato, radiador, correias e polias, discos e pastilhas, até molas Eibach e rodas 17". Só falta trocar o acoplamento do cardã que está rachando.
Está andando bem, mas sumindo água. Coloquei 2 bar de pressão no reservatório, e apareceu um vazamento que vem da parte traseira do motor, aquele lugar que não tem acesso. Pode ser selo ou o conector traseiro(aquele de plástico que racha e vaza). O problema, é que também umedeceu um cilindro que notei quando dei partida e o motor ficou instável por alguns segundos. Coloquei novamente pressão no sistema de arrefecimento, tirei as velas e enfiei canudos de papel nos cilindros, e o do cilindro 3 saiu com uma pontinha quase imperceptível de umidade. Isso só acontece quando é colocado 2 bar no sistema de arrefecimento.
DUVIDA: Devo tirar o cabeçote, descarbonizar e trocar a junta antes de consertar o vazamento no conector traseiro, pois sem vazamento, o sistema com maior pressão pode apressar o fim da junta do cabeçote? Obrigado
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Re: 318IS E36 arrefecimento

Mensagempor augustu's » 25 Mai 2019, 16:31

Falei com um especialista em Porto Alegre, e ele me disse "Se a junta estivesse com problema, quando colocou 2 bar de pressão no reservatório de expansão, teria enchido os cilindros afetados de água; se não encheu nenhum cilindro de água, e apenas umedeceu um, é quase certo que existe alguma pequena fissura no cabeçote e que pode demorar muito para aumentar e dar problema e quando der, vai aumentar a pressão e até romper mangueira de água. O conserto será mandar o cabeçote para a retífica, descobrir o trinco e soldar, pois estes cabeçotes costumam apresentar fissuras". Achei explicação muito boa, e tem lógica, pois o carro anda bem, não falha e nem esquenta.
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