Página 1 de 4

BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 20 Jun 2017, 12:21
por Sorlag
Prezados,

Peço sua ajuda!

Resumo: Sou novato no fórum e tenho interesse em comprar um carro, provavelmente sedan (SUVs com mesmo desempenho são sempre mais caras e não tenho família), gastando em torno de 100 mil golpes. Posso gastar um pouco mais, mas teria que estudar os benefícios. Estou há poucas semanas estudando o assunto, seguem minha conclusões até então, peço que avaliem. Estou disposto a tunar um pouco o carro.

Moro em Brasília, quem já tiver proposta ou sugestões, podem enviar PM.

1 - Pela minha pesquisa em Audi vs Mercedes vs BMW, aparentemente a BMW tem melhor CxB para desempenho. Parece que o tradeoff é sempre beleza/interatividade/tecnologia vs desempenho quando comparando BMW com outras empresas. De todo modo, estarei visitando o fórum de outras empresas também. Acredito que devo avaliar melhor os Volvos e a Mercedes C 250. Porches parece que está fora do orçamento :D
2 - Tenho interesse em carro usado devido ao melhor CxB. Comprá-lo já desvalorizado (2013 por ex) e mantê-lo por 2 anos, por exemplo, parece ser uma boa opção.
3 - Melhor opção parece ser 320i Sport GP 2014 + JB4. Concordam? A 328i parece ter CxB ruim quando instalado JB4 possuindo pouca diferença em desempenho e conforto para a 320i. A BMW 335i e outros modelos tops ainda mais antigos bebem muito e tem outros problemas de manutenção (válvula, amortecedor, etc). Concordam ou estou errado? Tenho outras dúvidas também:
4.a - Por que nos modelos de 320i sport GP que vejo na internet a roda é uma R16? Não deveria ser R17 como as outras 320i? Não entendi!
4.b - Escolhi especificamente o ano 2014 porque os modelos <2013 tem problema de válvula e o modelo 2013 possui motor de 170cv. A diferença no 0-100 e em retomadas parece gritante :O. Realmente houve tamanha mudança na estrutura do motor de 2013 para 2014 ou estou errado?
4.c - Pessoalmente eu preferiria um carro com painel um pouco mais moderno, mas não encontrei outro modelo com bom CxB, alguém possui alguma ideia?
4.d - Quais outras mudanças valem a pena fazer no carro? Interior, volante, roda etc valem a pena ?
4 - Os modelos dos concorrentes permitem upgrade no motor também? Quais motivos tenho para não comprar carro de concorrentes em geral? Estarei olhando outros fóruns também, apesar da preferência na BMW (estou apenas prevendo os futuros argumentos utilizados por terceiros para me convencer do contrário).

Agradeço a ajuda!

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 20 Jun 2017, 12:31
por alevatoadv
deletada pelo usuário

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 20 Jun 2017, 13:43
por Sorlag

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 20 Jun 2017, 16:02
por linshalm
Caro Sorlag!!!

Esquece Webmotors, não é parâmetro, isto é mais furado que peneira. Considere o que o nosso amigo Alevatoadv falou. Toda BMW 320 2013 (inclusive a minha é desta) em diante, tem o motor de 184cv e roda 17. Só para deixar registrado, quando comprei a minha, poderia ter comprado uma 2014 pelo mesmo preço, mas dei preferência pela 2013 pelo fato de ser genuinamente alemã, e não flex. E pelo que sei, as 2013 não apresentam problemas de válvula, e sim as anteriores, aspiradas, motor antigo.

O que você tem que se "atentar" são nas versões, que um nosso camarada Alevatoadv deixou um pouco explicado em outro post. Vou colar baixo para você ter uma idéia.

Até 2014, a 320 F30 possuía três versões:

- TURBO (a mais simples, com multimídia bem pobre em funções e tela pequena);
- GP (com mesmos acabamentos da versão mais simples, porém com sistema multimídia com tela de 8.8", com GPS. Não sei se o multimídia da GP possui de fábrica internet e HD interno... quase certeza que não. A conectividade que você viu no modelo 2014 que está cogitando pode ter sido ativada por "coding"); e
- SPORT GP (essa a versão mais completa e com acabamentos diferenciados, com bancos esportivos com costura vermelha e regulagem das abas laterais e para coxas (quatro estágios diferentes), volante esportivo, banco traseiro rebatível, soleira nas portas em aço inox, grade dianteira diferenciada, acabamento na parte inferior dos para-choques (tanto dianteiro quanto traseiro) diferenciados, acabamento lateral dos vidros e dos espelhos retrovisores todo em "black piano", painel estendido na parte digital, tela do multimídia de 8.8 polegadas, HD, DVD, GPS, ponteira do escapamento em preto, rodas diferenciadas, modo de condução Sport + com possibilidade de controle de tração desligado ou em modo dinâmico, som profissional, Internet, BMW Live, entre muitos outros detalhes.)

Em 2015, em algum momento mudaram as versões, ficando: Sport (a mais simples), Sport GP e M Sport. Os pacotes de acabamento e acessórios foram mexidos, ficando mais ou menos assim:

- Sport (bancos esportivos e regulagem das abas laterais e para coxas, volante esportivo) obs: alterações que tornaram essa versão mais simples bem mais aceitável, porque se livraram dos bancos que quase não tinham abas e do volante mais fino, que não tinha pegada esportiva alguma e era sem o acabamento imitando aço escovado;
- Sport GP (conforme acima já explicado e mais teto solar. A partir desse ano diminuíram o tamanho da tela, apesar de continuar com acabamento superior ao do modelo mais simples);
- M Sport (tudo o que a Sport GP possui e mais pacote M Performance de para-choques, rodas 18", volante M Performance, apoio de pé M Performance, alguns acabamentos diferenciados mais sofisticados, sistema de som ainda melhor do que o da Sport GP. É o único modelo da 320, a partir de 2015, a contar com a tela de 8.8")

A regra para os anos de 2014 e 2015 creio que seja mais ou menor essa, mas, na prática, a BMW faz uma confusão enorme com as versões desses carros e, por vezes, você vai encontrar, por exemplo, no ano de 2014, modelos GP com alguns acessórios da Sport GP, assim como modelos Sport GP sem a tela de 8,8". Vai entender...

Se conselho fosse bom a gente vendia, mas, se eu estivesse no seu lugar, procuraria comprar um modelo SPORT GP completo (com a tela 8.8"). É possível, com paciência, encontrar alguns ano 2013 muito bons e com baixa quilometragem. Em minha opinião, o SPORT GP até tem aspecto melhor e de mais primor perto das versões mais simples, sem contar alguns detalhes que vão fazer você querer se matar depois se comprar uma versão mais simples e conhecer posteriormente um Sport GP. A diferença dos bancos dianteiros, por exemplo, é abismal..... sem comentários.... Eu acho que vale cada centavo pago a mais e no mercado de usados a diferença de preço não é tão grande.

Palavras do Alevatoadv, que eu também acho que é por aí.

Abraço!!!

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 20 Jun 2017, 18:38
por loudenvier
NUNCA compre a 320i monocombustível!! Ao contrário do que falaram ela tem motor DIFERENTE da 328i, pois os pistões são maiores, com maior taxa de compressão e isso impede que se atinja os mesmos valores de potência numa preparação com JB4 ou remap.

Apenas as ACTIVEFLEX têm o motor EXATAMENTE igual ao da 328i.

Tenha isso em mente. Além disso, as ACTIVEFLEX são melhores de mercado, por motivos que só brasileiro explica.... hahaha

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 20 Jun 2017, 22:26
por Sorlag

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 20 Jun 2017, 23:40
por alevatoadv
deletada pelo usuário

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 21 Jun 2017, 00:12
por loudenvier
Amigo, não dei minha opinião baseada em achismos, mas sim em fatos. Acredito que deva saber que acompanho praticamente todos os posts do fórum, bem como pelo menos 3 grupos de whatsapp de BMWs e simplesmente refleti no meu comentário a opinião unânime dos proprietários de 320i F30. Mesmo considerando que toda unanimidade é burra, as vezes existe realmente motivo por trás dela.

Essa "unanimidade" não chegou de imediato, ela foi se desenvolvendo ao longo de alguns anos no fórum. O amigo que abriu o tópico especificamente mencionou a 328i e que a 320i seria um melhor negócio caso pudesse atingir o mesmo nível de potência em preparação que a 328i. Portanto minha resposta foi direcionada a ele, e apenas a 320i activeflex tem esse potêncial, uma vez que tem o motor idêntico. A 320i gasolina, igual às gringas, não.

Não falei nada sobre o Brasil ser supra sumo em preparação, não sei de onde você tirou essa conclusão, mas até mesmo os fóruns gringos que participo ficavam encucados com os resultados da preparação das ActiveFlex aqui no Brasil, ao ponto de duvidar, até que foi constatado, mediante investigação em conjunto dos participantes do forumbmwbrasil (faltavam uns 2 anos para você se registrar no fórum quando ocorreu essa investigação), que os motores das activeflex e das 328i eram idênticos, diferente do que acontece no resto do mundo. Explicado isso, os fóruns gringos e nacionais, pacificamente concordaram que a 320i brasileira é a melhor pra preparação.

ADENDO: A investigação misturou contato interno na fábrica da BMW e até uma 320i activeflex batida com o motor aberto: tiramos fotos dos pistões e constatamos que eram idênticos aos da 328i e não aos da 320i gasolina. Foi bem divertido!

Existe um limite perigoso de 300whp na 320i/328i que ocorre em altas acelerações laterais, ocasionando depleção de óleo e possível quebra do motor. Isso ocorre em uso extremo, mas convenhamos que quem coloca 300whp está procurando uso extremo, portanto acredito que seja um limite que deva ser respeitado. Isso foi constatado por uma preparadora norte americana ao fazer uma 320i para pista de corrida.

Uma grande vantagem da 320i activeflex está em poder ter um mapa dedicado para alcool que realmente faça uso da muito maior octanagem desse combustível, já que o mapa original da BMW no álcool privilegia consumo e não potência, desperdiçando o potencial desse combustível pra quem está procurando performance e não economia. (eu acho a escolha da BMW acertada para a maioria dos usuários).

Há uma diferença percentual de depreciação facilmente notável entre o ano do modelo gasolina vs activeflex e os seguintes anos onde somente havia activeflex. Dá uma consultada. Essa diferença deve ficar ainda maior com o tempo.

Para a 320i activeflex atingir 260cv roda não é necessário upgrades de hardware. Apenas um mapa REIKO/ARMADA ou um mapa específico com JB4 (um piggyback específico para BMW) já atinge esses valores até agora sem problemas relatados. Para chegar nos 300whp será preciso escape, downpipe, etc. A 320i gasolina apenas com remap vai ficar perto de uns 240whp...

Por isso a indicação única e exclusiva para ActiveFlex para quem quer extrair performance pelo melhor custo x benefício.

Noutros casos, realmente a compra de uma fabricada na alemanha começa a fazer mais sentido, mesmo porque já temos pelo menos 5 nacionais com defeito no painel! :-) Foi só abrasileirar...

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 21 Jun 2017, 12:40
por alevatoadv
deletado pelo usuário

Re: BMW ideal para meu orçamento

MensagemEnviado: 21 Jun 2017, 23:03
por loudenvier
Você não deve ter lido minha resposta! :-)

Pra quem quer mesma performance de uma 328i preparada, só mesmo as ActiveFlex, pra quem não quer, ou se contenta com um limite inferior na preparação, às gasolina são melhores compras.

Quanto ao consumo, as ActiveFlex são absurdamente econômicas, mesmo com preparação, com números de 14 a 15km/l em estrada em regime de cruzeiro! Não vejo como diferencia dos modelos à gasolina tão grande (os Civic gasolina vs flex tinham bastante difrença por serem aspirados, mas com turbo a taxa de compressão não vai mudar muito, já que a admissão forçada compensa completamente qualquer diferença).

COmo já disse antes, não havendo essa vontade de extrair mais potência com o álcool, o modelo alemão será muito bem vindo...