por choppinho » 13 Jun 2017, 16:38
Na verdade entre a 328 e 320, a 328 tem mais folga para pressão que a 320! A 328 que é mais segura de se mexer, e não a 320!!! A DME da 328 tem um mapa de combustível com mistura mais gorda que a 320. E isso persiste quando se coloca piggyback. Para engordar a mistura na 320 não se pode avançar o ponto como na 328....dá para engordar a mistura, enganando sensores map e mas, mas na 328 isso já é "natural".....
A 328 teoricamente aceita maiores psi, se vc é abusado e topa correr certos riscos. Não é que a preparação da 320 não seja segura, ninguém precisa se desesperar, mas mesmo com motores idênticos (nos casos da 320 flex e 328 flex ou não), a DME tem mapas diferentes, e o principal, para quem usa piggyback é o mapa de combustível da 328, que é mais gordo. Apesar que, para quem não é abusado e chega a psi elevados, etc, ambas são seguras.
Na prática, quem não deseja chegar no limite do limite da coisa, a 320 completa tem melhor custo benefício, porém a 328 tem uns mimos a mais.
Acima de tudo, pelo tudo que li, procurei saber, etc, o básico para quem está preocupado com longevidade do sistema no N20:
- fazer tudo com preparador, em dino de rolo e/ou carro monitorado. Parece óbvio, mas tem muita gente fazendo mapa custom por conta própria, pedindo para alguém, a distância, ver logs do carro.
- não exceder 17 psi. O carro foi calculado para isso, bom manter. Até dá para abusar um pouco mas não todas as marchas e sempre faixa de giro baixa.
- se quer mais potência, downpipe é uma boa pedida. Ele por si só não aumenta potência, mas permite que se use maior potência e pressão em alta.
- Mapa padrão na 328 só coloca acho que 2psi a mais, mesmo assim não mantêm isso em alta. Mapa com 4psi a mais já tem que colocar downpipe. Por essa razão acho melhor os mapas custom, famoso "tirar leite de pedra", ou seja, dá para se ter a mesma potência com menos psi. turbina e tudo mais agradece.
- intake é controverso. Filtro esportivo também. Mas se tiver, mantenha limpo, e nada de limpar só de 50 em 50 mil km....limpe a cada 10 mil ou troca de óleo. e certifique-se de que sabe limpar e "oilificar"corretamente.
- use combustível de qualidade e confiável. BMW já é sensível a combustível, mexida é mais ainda.
- respeite os limites e resultados do seu carro. Ou seja, se de todos seus amigos deram 300 cv, mas o seu só chegou a 290cv? paciência, algo no seu carro não permite chegar a isso.
Eu segui isso (mesmo que não quisesse, meu preparador não seguiria outra receita), e tenho na minha 320 unichip Q4 + downpipe, rodando 100% álcool um carro com pouco mais de 300 cv, coisa de 42 kgf de torque, (mas na 328 acho que vem pouco mais) e muito (mas muito) confiável. Isso já dá muita brincadeira. Muitos carros mesmo mexidos tem dificuldade em acompanhar N20 nessas condições, poucos atropelam, a maioria fica no retrovisor.
Quanto a produtos a usar, eu evitaria ficar fora de qualquer piggyback de 4 canais ou mais. Existem excelentes soluções já no Brasil, e sem querer puxar sardinha para a minha escolha, eu aconselharia ficar entre unichip Q4, jb4, Active autowerke. E claro, sempre tem os remapeamentos, vai da coragem de abrir (tem uns que furam a carcaça da DME, coisa que não gosto). Teoricamente o funcionamento é mais liso no REMAP, mas considero imperceptível o piggyback. Vai de gosto pessoal.
o artigo a seguir é útil, pois mostra os limites do N20. Eu até teria coragem de abusar mais, mas rodo coisa de 20 mil km / ano, fora que viajo com a família com o carro, então quero uma boa margem de segurança com boa diversão. até o momento, estou muito feliz!