Página 1 de 4
Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
15 Fev 2017, 15:31
por thiago96
Galera,
Esse é um assunto que é sempre muito discutido, a famosa mensagem de "Grupo Propulsor" no painel do carro. Sei que tem um tópico parecido no fórum da série 1, mas acho que esse aqui é mais acessado pela galera e talvez consigamos mais informações.
Em alguns casos ela aparece na cor amarela, informando que pode seguir viagem, mas em outros aparece na cor vermelha (já aconteceu comigo) informando para parar imediatamente e chamar o serviço BMW, e nesse caso a coisa é séria.
Esse final de semana apareceu essa mensagem no meu carro (e junto acendeu a luz da injeção) e deixei hoje na concessionária para verificar qual erro e qual a causa. Mas o problema é que pode ser milhares de coisas, desde uma gasolina ruim até módulo de injeção, então estou criando esse tópico, para que caso fique rico em informações até possa ficar fixo, para ajudar a todos com informação de quem já teve o problema, qual foi a causa, como ficou o comportamento do carro (que em geral é ficar fraco) e o que foi feito para solucionar o problema.
Quem já teve o problema, coloque um breve relato de quando aconteceu, após abastecer, ou acelerando forte (meu caso), ou em viagem tranquila, ou sei lá, e como conseguiu resolver.. trocando alguma peça, ou era combustível e apagou sozinho, etc etc etc...
A ideia é editar essa primeira mensagem com as informações mais relevantes da galera pra quem consultar o tópico, conseguir ver as várias causas, e formas de resolve-las, de forma fácil e rápida.
Contamos com todos!
PS: Seria interessante se tivesse como duplicar no tópico da série 1 também, pois não sei se toda galera que acessa lá, acessa aqui.. e vice versa.. Algum moderador consegue ajudar nisso?
[]'s
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
15 Fev 2017, 17:13
por Marcos Costa
Eu tive o problema do grupo propulsor. No meu caso o carro andava e ficava fraco. Apesar de sempre usar podium, eu achei que fosse combustível ruim, porque voltava ao normal sozinho. Depois de umas 5 vezes dar o problema, não voltou mais ao normal. Levei à concessionária (o carro está na garantia) e o técnico condenou a bomba de alta pressão. Ela foi trocada agora no fim de janeiro deste ano e o carro não apresenta mais problemas.
Um mecânico, meu colega, disse que a causa principal é pelo fato de o carro ser injeção direta.
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
15 Fev 2017, 18:08
por Apilar
Minha contribuição:
As duas 328 da família mostraram a mensagem de "Falha no Grupo Propulsor ".
328 2014: A primeira vez apareceu após uma viagem de cerca de 100km, sob calor forte, com velocidade ao redor de 140km/h na rod Castello Branco. O carro estava normal, resetamos e tudo ficou perfeito.
O carro apresentou alguns outros problemas de funcionamento , mas sem a mensagem.
Aos 15.000km o carro começou a falhar e a mensagem apareceu. Na CSs foi detectado problema em duas velas e depois no cabeçote.
328 2015: A mensagem apareceu aos 5.000km, o carro começou a falhar. Problema nos bicos.
Espero ter ajudado
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
16 Fev 2017, 14:26
por pcandeia
Em uma viagem de férias a 1 mês atras fui sorteado com a msg (e junto acendeu a luz da injeção) mas que poderia seguir viagem.
A viagem era de aproximadamente 600 km estava no fim ja a menos de 100 km e vinha com o engate um jet ski, na hora que fui fazer a ultrapassagem em um caminhão o carro falhou! sorte que não tinha movimento e deu para passar assim mesmo, mas logo parei no acostamento, não passava mais de 80km/h. Fiquei chateado com o ocorrido, de momento desliguei o carro e liguei sumiram os avisos e o carro retornou ao normal porem segui viagem em uma velocidade de 100km/h e no modo confort preferi chegar em casa hehehe e não arriscar forçar. Antes de sair não abastei podium pois o local não tinha o produto enchi o tanque. Chegando em casa abasteci podium já duas vezes e não acusou mais nada ate então porém não fiz nenhuma outra viagem longa até então que tenha que forçar o carro. Estou na expectativa na verdade.
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
16 Fev 2017, 20:20
por Mcunha
Peguei uma 320i Sport 15/15 com 11.000 km andei 3 tanques de gasolina aditivada e decide testar com álcool, não deu outra acendeu a luz da injeção e a mensagem apareceu, levei na css ( atendimento muito fraco e sem interesse dos consultores aqui da Eurobike de Brasília) e o consultor sugeriu andar mais 50 km e vê se apagava a luz, como o antigo dono só andava na gasolina a injeção demorou pra se adaptar no álcool, depois de uns 70km todos os alertas apagaram. Depois disso só coloco podium.
Agora recentemente a um mês atrás, logo após completar o tanque com Podium em um posto que raramente abasteço, a luz luz da injeção acendeu ( tive certeza que tava alduterado a Podium pois o consumo normalmente fica em 10,5 e nesse tanque o carro não fez mais de 8,0) como já tinha ocorrido antigamente continuei andando, deixei secar bem o tanque e completei com V-power( consumo foi pra 10,0) porém até agora a luz da injeção não apagou e hoje peguei um pouco de trânsito e apareceu as mensagens do grupo propulsor, do controle de estabilidade e falha no RPA( presão dos pneus), quero vê amanhã se vai continuar acesso essas mensagem, mesmo que apague vou levar na Eurobike pq fiquei preocupado agora.
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
17 Fev 2017, 08:43
por choppinho
Nossos carros são muito sensíveis ao combustível, impressionante. Não tive nenhum problema, a minha é 15/16 e rodei quase 18 mil km. Ainda não fiz nenhuma viagem longa com meu carro, e procuro abastecer sempre nos mesmos lugares (2 postos na minha cidade, e 1 posto em uma cidade que vou com freqüência nos fim de semana), e sempre uso alcool, pois meu carro tem unichip quase desde zero, e foi calibrado com alcool. Mas o dia que tiver que fazer uma viagem longa vou realmente ficar preocupado. O jeito é tentar acompanhar qual posto tem menor incidência de ocorrências na ANP, no trajeto da viagem.
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
17 Fev 2017, 09:45
por pcandeia
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
17 Fev 2017, 11:19
por felipevandyck
Opa,
O meu apareceu a mensagem do grupo propulsor após uma viagem de 220km, quase chegando no destino (velocidade de 120km/h média) e falhava apenas quando estava em marcha lenta (porém potencia ficou bem reduzida). Levei na concessionária e condenaram um bico injetor.
após 3 mil km começou a novela, aparecia diversas vezes, era só desligar e ligar o carro que desaparecia, porém em nenhum momento ficava falhando. Após alguns meses levei na concessionária (por sorte na hora que estava levando apareceu a mensagem e não resetei, deixei na concessionaria com o erro), fizeram diversas análises e nada de anormal com os equipamentos. Foi preciso fazer apenas uma atualização de todo o software (com isso perdi o coding hahaha) e até agora não tive mais problemas.
A mensagem aparecia mesmo abastecendo com gasolina ou etanol.
Abs
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
17 Fev 2017, 13:23
por thiago96
É, eu acho que a maioria da galera tem esse problema devido ao combustível mesmo... e ai acaba afetando outras coisas, como bico, vela...
As vezes vou pra São Paulo com esse carro, e nunca tive problema na viagem... e como vou pela Dutra, a maioria do caminho é a 160km/h.. nunca apareceu nada... e andando dentro da cidade, mesmo que vez ou outra pisando um pouco mais, também nunca tinha dado nada...
Eu acho que foi bobina no meu caso porque uma hora que reduzi, pisei fundo no acelerador e deu a mensagem na mesma hora, e o carro falhou.. acho que quando acelerei a bobina queimou, ai puf...
Mas esse grupo propulsor é uma coisa que assombra todos proprietários de BMW... não tem uma receita exata do que pode ser, como aconteceu com alguns aqui, as vezes aparece e some do nada...
[]'s
Re: Grupo Propulsor: Causas, efeitos e soluções
Enviado:
21 Fev 2017, 17:45
por rps