assistência elétrica da direção - sistema EPS - falha
Enviado: 11 Ago 2016, 09:48
Olá a todos! Pesquisei em vários tópicos aqui e não encontrei matéria semelhante.
318i E90N 2011
Estou com um problema no meu carro - luz amarela acesa no painel (desenho do volante com o !) referente à assistência elétrica da direção - sistema EPS (electromechanical steering system)
Às vezes a luz acende e permanece, às vezes não acende. Hora acende em movimento, hora acende na primeira partida fria. Não há um padrão.
Quando acesa na partida percebo o volante com leves vibrações para a esquerda e direita e em movimento a direção fica mais pesada. Em movimento, notei ainda um corte de potência do motor quando a luz de advertência está acesa.
No scaner, o módulo não responde com sinal. Assim, o carro foi diagnosticado com problema no sistema EPS, indicando a substituição do mesmo. Também não registrou perda de potência no diagnóstico.
Este problema da luz de advertência acessa ocorreu após o seguinte cenário: ao dar partidas o carro estava desligando somente o rádio e o ar condicionado e religando em seguida. Substitui a bateira (Moura) da mesma amperagem da original que estava no carro. O problema persiste, desliga o ar e o radio. Agora surgiu esse problema do EPS
Pontos que estou considerando:
• Li no manual que falta de energia pode ocasionar a desativação do módulo EPS.
• Possibilidade de falha do módulo (diagnosticada pela oficina)
• pode ser por defeito no seu sistema de carga (alternador ou bateria) pois esse tipo de direção depende totalmente dessa energia
• alternador
• problema no chicote do módulo EPS (já assisti vídeo sobre esse fato em outra marca)
Caso alguém queira colaborar com comentários, sugestões ou soluções, ficarei agradecido.
318i E90N 2011
Estou com um problema no meu carro - luz amarela acesa no painel (desenho do volante com o !) referente à assistência elétrica da direção - sistema EPS (electromechanical steering system)
Às vezes a luz acende e permanece, às vezes não acende. Hora acende em movimento, hora acende na primeira partida fria. Não há um padrão.
Quando acesa na partida percebo o volante com leves vibrações para a esquerda e direita e em movimento a direção fica mais pesada. Em movimento, notei ainda um corte de potência do motor quando a luz de advertência está acesa.
No scaner, o módulo não responde com sinal. Assim, o carro foi diagnosticado com problema no sistema EPS, indicando a substituição do mesmo. Também não registrou perda de potência no diagnóstico.
Este problema da luz de advertência acessa ocorreu após o seguinte cenário: ao dar partidas o carro estava desligando somente o rádio e o ar condicionado e religando em seguida. Substitui a bateira (Moura) da mesma amperagem da original que estava no carro. O problema persiste, desliga o ar e o radio. Agora surgiu esse problema do EPS
Pontos que estou considerando:
• Li no manual que falta de energia pode ocasionar a desativação do módulo EPS.
• Possibilidade de falha do módulo (diagnosticada pela oficina)
• pode ser por defeito no seu sistema de carga (alternador ou bateria) pois esse tipo de direção depende totalmente dessa energia
• alternador
• problema no chicote do módulo EPS (já assisti vídeo sobre esse fato em outra marca)
Caso alguém queira colaborar com comentários, sugestões ou soluções, ficarei agradecido.