a preferência de combustíveis, no meu ver seguiria assim:
álcool igual ou melhor que podium, que são melhores que as premium. Se não tem jeito, daí aditivada pouco melhor que a comum. Se for em caixa prego nos rincões desse país, dependendo da intuição e marca do posto, ainda meto comum (se não tiver opção álcool) ao invés de aditivada. É fácil demais estar adulterada a aditivada, pela falta de padronização das aditivadas de nosso país (acho que já até teve uma discussão por aqui sobre isso). Mas aí coloco o necessário, e exijo pouco do carro. E quando vou para caixa prego, o que muito raro, levo um aditivo na mala
.
Mas nos flex, acho que nem tem muito o que pensar, no dia a dia: álcool (por não ter a carbonização) ou podium. e quanto a diferença de valores, ao meu ver, vale cada centavo, mas o ganho é a longo prazo, geralmente para quem fica + 2 anos com o carro (ou se pegou usado) . Meu carro antigo não teve borras, bicos entupidos, bombas de baixa e alta de combustível corroídas, filtro de combustível, enfim, nada, após + 90 mil rodados.... nem vou falar do meu xsarinha vts que rodou mais de 150 mil também só na podium, nesse caso, claro, com baixa manutenção to que tange combustíveis.