por EBAM » 26 Nov 2015, 15:28
Interessante porq os motores são exatamente o mesmo.
Uma coisa tenho certeza... Ja basta os 25% de ethanol que tem na gas, ethanol puro nem fudendo. Um amigo quimico ja me falou que o ethanol/alcool é um combustivel "seco" e tem um fator mais abrasivo ao moto em relação a gasolina.
GASOLINA BRASILEIRA E OCTANAGEM
As principais marcas - (editado em 27.06.2015)
Petrobras Podium 95 IAD* (premium)
Petrobras Grid 87 (aditivada)
Petrobras Comum 87
Ipiranga Original Premium 91
Ipiranga Original Aditivada 87
Ipiranga Original 87 (comum)
Shell V-Power Racing 91 (premium)
Shell V-Power Nitro+ 87 (aditivada)
Shell Comum 87
VOCÊ SABIA?
O etanol vendido nos postos tem cerca de 110 octanas.
No Brasil, a Esso foi absorvida pela Shell. A Texaco, pela Ipiranga.
A gasolina comum ou aditivada possui atualmente 27% de etanol.
A gasolina premium, de alta octanagem, possui 25% de etanol.
Toda gasolina vendida no Brasil é fabricada pela Petrobras. Ela é vendida aos distribuidores sem aditivos e 100% pura (sem etanol e sem aditivos).
No Brasil só existem duas classificações de gasolina: comum (octanagem mínima de 87 IAD*) e premium (octanagem mínima de 91 IAD).
A diferença entre a gasolina comum e a aditivada está somente nos aditivos, não na octanagem.
Gasolina aditivada não aumenta a potência do motor e nem economiza combustível.
Para obter melhor performance com a gasolina premium de maior octanagem, é necessário que o motor tenha uma taxa de compressão maior ou igual a 10:1.
Editado pela última vez por
EBAM em 26 Nov 2015, 16:05, em um total de 1 vez.
"The Ultimate Driving Machine"
[ BMW 120i Sport GP - LCi - 2016 ]