Obrigado !
Realmente estou terrivelmente satisfeito com essa ! Não que eu não estivesse com a Sport GP ! Só que as poucas nuances e detalhes que eu sentia que me faziam 99% feliz na Sport GP e não 100%, estão na M sem sombra de dúvidas. Como eu tinha postado, minha ex Sport GP era novinha em folha. Também comprei zero ano passado, 15/15 e com todos os opcionais que você já conhece por ter uma também. Te juro que o detalhe da tela maior é um UP mas para mim, não é tudo isso o que é para você... Exceto pelo fato de reproduzir videos do DVD e vários arquivos de video via pendrive e o SSD interno. Esse conjunto todo faz a diferença mas na minha opinião, a diferença é maior ainda da Sport com aquela telinha e suporte plástico com a Sport GP que ao menos é vidro e tem GPS e todos os serviços online.
Quanto a minha M, sem qualquer exagero, me sinto TOTALMENTE em outro carro. O visual te deixa alucinado para querer aumentar muito a potência ! Tenho Piggyback e tinha pensado até em REMAP, instigado pelo visual e rodas mas acabei desistindo e vou deixar só no Piggyback mesmo pois está muito forte e mais do que suficiente.
Quanto aos opcionais a mais, vou colocar aqui o que ela tem a mais por ser M e por ser 2016 (Pós Facelift) e colocar o que acho de cada coisa ! Obviamente minha experiência e opinião de Sport GP 15/15 vs M 16/16
Sport ou Sport GP vs M
* Kit Externo de parachoques, rodas, saias e emblemas - Dispensa qualquer comentário... Nem vou escrever pois nem sinto que preciso... As rodas sempre foram uma queixa para mim na Sport GP (modelo 392) pois acho até o modelo de rodas da Sport até 2015, (modelo 393) mais bonitas, agora essas rodas da 320i M 2016 são de MATAR. Até o acabamento acinzentado é uma porrada na cara ! Modelo 441M, diferente do modelo de rodas da 320i M 2015 que são as rodas 400M. Quanto a esses modelos, é só colocar no Google tipo "BMW 441 Wheels, BMW 393 Wheels", etc. Outro detalhe, todos os plásticos que tem acabamento opaco e fosco nas Sport e Sport GP como suporte dos retrovisores, frisos das janelas, etc, são Glossy na 320i M, assim como nas 328i.
* Kit interno como Soleiras "M", Apoio de pé esquerdo em mental "M", acabamento dos frisos em um estilo de fibra de carbono claro com desenho hexagonal, Volante M, couro do revestimento do freio de mão, Black Headliner (Acabamento do teto todo preto por dentro), parecem apenas detalhes mas não passam nem perto de ser. Tudo isso dá uma sensação muito diferente, acredite ! Principalmente: o volante M e o acabamento do teto todo em preto ! Dá uma sensação de esportividade bem maior ! Valorizo isso demais na minha nova !
* ítens de série extra - Como já mencionado, iDrive 8.8" com todos os serviços online apesar de qualquer modelo que comece em Sport GP e que seja de 2015 para cima, já dispõe disso. Porém, juntamente com o sistema iDrive Professional, existe a possibilidade (já fiz) de desbloqueio de DVD com o carro em movimento e Videos de diversos formatos via pen drive, mais o SSD de 20GB, botão do iDrive com sistema touch, comando do iDrive por voz com a tela do volante (Coisa que na Sport GP 2015, mesmo com a tecla no volante, o sistema era inexistente), som Hi-Fi Premium (Enorme diferença para o som Standard), Espelhos retrovisores escamoteáveis eletricamente (E também pela chave !), Chave com detalhe em Azul ao invés do detalhe vermelho dos pacotes Sport.
Agora, detalhes por ser 2016 vs 2015
* Externamente, todas as luzes em LED - Preferi muito mais do que o antigo Xenon, sem contar obviamente as lanternas traseiras, luzes de ré e faróis de neblina ! Talvez, esteticamente, o novo sistema de faróis dianteiros em LED olhando de fora, não sejam tão harmoniosos para os mais "frescos", comparados ao Xenon pois no mesmo, existe o projetor e para o novo sistema em LED, estranhamente e diferentemente de Mercedes ou Audi com faróis em LED, não tem projetor e sim refletor... Mas ainda assim prefiro muito mais o LED pois é um sistema com vida útil bem maior do que Xenon, trabalha mais frio, custa mais barato e ilumina ainda melhor. É o sistema de iluminação que veio para ficar e aposentar o saudoso Xenon. Lanternas traseiras, sem comentários ! Bem mais bonitas em LEDs. Outra coisa engraçada e vem de fábrica, faróis de neblina em LED !!! Se veio de fábrica é porque é funcional pois todos sabem que luzes muito brancas em neblina fica péssimo.... Outra coisa: o desenho dos "Angel Eyes" mudou levemente... Questão de gosto da mesma forma, 2015 ou 2016... Isso para mim nem fez diferença.
* Acabamento interno - nas 2016, ao redor dos defletores de ar do Ar Condicionado, tem um pequeno friso prateado meio opaco. Deu um toque MUITO mais bonito. Este mesmo friso está presente nos botões de ajuste elétrico dos bancos.
Finalmente, substituíram aquela tampa solta dos porta copos por uma deslizante !! Prefiro mil vezes ! Aquele encaixe na minha opinião era um estilo meio arcaico de se cobrir os porta copos, ainda que muitíssimo bem acabado ! Outra coisa: agora tem luzes de cortesia em volta do console central dando também um toque MUITO sensacional de noite... (acredito que algum colega aqui achou que aquilo fosse um acabamento ao ver a foto com a luz ligada hehe...) E o suporte plástico ao redor do sistema de som e ar, é Glossy (Black Piano) diferentemente das 2015 e anteriores que são foscos.... É mais bonito ? Sim... Porém com a desvantagem de se não tomar cuidado, risca muito mais fácil..... Ainda bem que sou super cuidadoso e tenho paninhos em microfibra dentro do apoia braços... Ahh... O Display do Ar condicionado assim como outros detalhes do computador de bordo no painel, agora são brancos durante o dia e laranja durante a noite ou com a lanterna/faróis ligados !
Que eu me lembre agora, as diferenças são essas...
Mecanicamente até onde eu sei, a única diferença é o conjunto de rodas e pneus sendo que não achei tão mais duro quanto imaginei que seria... É um pouco mais, claro pois de 225/50 R17 nas quatro, agora é 225/45 R18 na frente e 255/40 R18 atrás.... Fora que os pneus são todos Pirelli P7 que são notavelmente mais duros do que os Bridgestone que vem em quase todas as Sport e Sport GP... Ainda assim, foi uma surpresa ver que o carro não ficou tão mais duro assim !! Quanto ao sistema de freios e suspensão M Sport, foi como você disse. Para o Brasil, eles não trazem esse pacote uma vez que no Brasil os pacotes são fechados. Por exemplo: esse treco de Sport GP não existe em lugar nenhum no mundo. Esse nome "GP" foi dado por algum iluminado para dizer 320i Sport e 320i Sport com o pacote maior de opcionais... Essa nomenclatura oficialmente não existe na BMW. O que existe são as linhas Luxury, Sport e M Sport. Sendo que nunca vi linha Luxury no Brasil... Pelo menos não na Série 3 F30.
De resto, o que eu lembrar ou puder matar alguma dúvida, é só perguntar.
Quanto ao escape, infelizmente é o mesmíssimo das 320i Sport ou Sport GP. Qualquer 320i sendo M ou não, vem com o sistema de exaustão standard e sem os flap valves para mudança de som. Isso só na 328i, sendo pacote Sport ou M. E isso sem contar o ASD que vem nos modelos "28i" para cima.... Sendo qualquer carroceria. Tem gente que detesta isso e eu acho sensacional e queria muito que tivesse na minha.
Hoje em dia, na minha opinião, se comparar a 328i Sport GP vs 320i M Sport, ambas 2016, acho a 320i M muito mais negócio e custo benefício pois vem com todo o KIt M exclusivo e descrito acima que não vem na 328i Sport GP, fora o fato de vir com os mesmos opcionais ! Quanto a potência, nem preciso comentar o que todo mundo já está careca de saber ! Facilmente você transforma a 320i... O que se perde é no freio (algo que nunca vejo ninguém comentar e para mim, faz muita diferença e é um item CRUCIAL caso o aumento de potência seja muito grande) e perde-se o ASD que eu curto um bocado aquele sonzinho de 6 Cilindros, mesmo que sintetizado e externamente, perde o visual do escape de saída dupla.
De resto, ganha-se muito mais por trazer o pacote M !