Relendo minha mensagem anterior pode parecer que estou defendendo o Governo. Não estou! Apenas acho que é importante mostrar que os empresários do setor, aliados a um mercado consumidor ingênuo, deita e rola.
Mas vamos agora focar no Governo, para não ser injusto! A soma das alíquotas nominais de um carro 1.0 deve dar algo em torno de 32%. No caso de 2.0 para cima, deve chegar a 38%~40%. No caso de importados fora do acordo do governo, temos que somar uns 30 pontos nisso aí... Mas ainda considerar que incide imposto sobre imposto, uma safadeza imensa, e o valor deve passar de 68% para uns 85%!!!
Lembrando que para carros importados o IPI é de 25% independente de cilindrada!
Isto é a soma nominal! Isto não é o percentual do imposto no preço do carro!!! Para encontrar o percentual do imposto temos que dividir o Valor com imposto do valor sem imposto!!! O que equivale a dividir 100 por 100 - a cota nominal de impostos: 100 / (100 - 32) => 100 / 68 = 1,47 = 47% ... ou seja, do preço de um carro 1.0 zero sem impostos, os impostos equivalem a 47%!!! (do preço cheio equivalem a 32%, claro...)
Como a BMW tem a cota de IPI e II, já que está fazendo a fábrica dela aqui, vamos ver o preço da 320i e da 335i lá fora e aqui dentro:
320i Sedan : $38,345 (adicionei apenas alguns opcionais q são de série aqui, mas não todos, acho até que é manual (não vi opção pra mudar))
335i Sedan : $60,000 (adicionei TODOS os opcionais para tentar ser justo)
Diferença : $21,655
Em Real : R$55,514 (cotação de hoje)
320i Sedan: R$ 136.000
335i Sedan: R$ 290.600
Diferença : R$ 154.600
Nenhum imposto no mundo justifica esta diferença!!!
A 335i é vendida MUITO acima do preço que deveria ter para já ser um lucro absurdo da BMW. Um preço absurdo, mas dentro do que se esperaria pelo posicionamento mundial da 335i vs 320i seria em torno de uns R$ 215.000 até R$ 225.000!!!
Não tenham dúvidas que a 320i também é vendida bem acima do que seria já saudável para manutenção da marca no Brasil. O Lucro Brasil da BMW deve ser estratosférico!!! No caso da 335i deve chegar em marte!!!
Agora um estudo, baseado nos impostos informados pelo governo (imagem ao final). Vamos colocar em 50% a carga tributária da 320i e da 335i. A 335i sem impostos sairia por R$ 145.000 a 320i sem impostos por R$ 68.000. A diferença seria de R$ 77.000, muito maior que os R$ 55.000 de diferença que temos lá fora entre esses carros. Se considerarmos que este cálculo é uma simplificação e não leva em conta a venda indireta (fábrica -> CCS -> Consumidor) e que o preço de importação dos carros é BEM menor que o preço nos EUA, pois vem ao custo da fábrica original (com todos os benefícios de exportação de lá) fica claro que o lucro da BMW na 335i é MUITO maior que o já enorme na 320i!!!
Impostos segundo o Governo: