Minhas impressões,meu parametro é o carro que tenho, 335i E90:
A diferença de firmeza da 320 pra 328i ,ainda que pouca, se deve a roda maior,aro 18,que obriga a ter um tem perfil mais baixo.O pneu 17 da 320 e 328 modelo não sport é de perfil muito alto.Então, a roda com pneu aro 18 ajuda a ser um pouco mais firme sim,é verdade,mas ainda assim pra mim é mole ,pouco direta e com grande curso no volante.Então, tudo isso, somado à mudanças na suspensão,torna a nova serie 3 muito mais confortável do que a geraç anterior,sem dúvida.Mas eu abro mão desse conforto...Agora ,pra quem gosta de conforto, ficou otima.Inclusive meu amigo que eu dirigi a 328i dele, ficou positivamente surpreso com a estabilidade da minha 335i.E não só a 335i e90,pois a 320i e a 325i e90 também são mais firmes que a nova série 3. E,claro mais duras.
Pesquisando em FORUNS do exterior ,vemoa que a maioria dos donos de 328 estão decepcionados em relação a suspensão e curso do volante, pq achavam que teriam grandes melhorias na firmeza e estabilidade ,em relação à serie 3 antiga, E90.
Já a série 1 nova é mais precisa e "durinha" do que a série 3.
T E S T E :
Fiz o seguinte teste na 320 e na 328: Á 120 kmh eu mudo abruptamente de faixa na estrada.E elas balançaram muito, a ponto de eu achar que não ia controlar o carro,mas foi só uma sensação.Não perdi o carro.Mas,isso me deixou sem confiança para fazer manobras bruscas,que podem acontecer numa eventualidade.Ando forte e gosto de entrar em curvas rápido.
Peço que vcs façam essa manobra e postem suas impressões.Pois,é pessoal,pode ser que a minha impressão seja difrente das suas.Não sou dono da verdade.Não estou puxando sardinha pro meu carro(335i),pois ele tb tem seus defeitos,é duro,gastão, e as vezes incomoda na cidade.Mas não me importo em admití-los.
Porém,pelo meu modo de dirigir(forte), não me sinto seguro em alta veloc. numa série 3 nova,seja ela 320 ou 328.
GTI:voltando ao topico,é dificil comparar 2 carros tão diferentes,mas ,vamos lá;
O gti não acho mais carro de mano como falaram por aqui.E olha que nunca fui fã de Golf Gti.Acho bobagem escolher carro pelo status.Eu escolho o carro pelo prazer que ele me oferece pra dirigir e pela potencia e estabilidade ,não pelo status que ele oferece.Não tenho bmw pra chamar a atenção.A nova versão do GTI é um baita carro.Não acho caro pelo que ele oferece.
O gti é melhor que a 320i no aspecto diversão ,estabilidade e equipamentos,posição dirigir ,bancos esportivos etc.
A 320i não oferece teto solar,o som não tem como opcional o harmankardon.O gti pode optar pelo som dynaudio,com sub.
Se quiser conforto, maciez ao rodar, status e design,vá de 320i.
Estou para trocar a 335i ,e seria num golf gti com pacote premium(w05).Pensei tb. numa 125i .A serie 1 da bmw,em especial a 125i é um lindo carro,mais bonito que o golf,mas infelizmente vende muito pouco,e pra revender é dificil.No comparativo com a 125i nos foruns gringos,gti leva vantagem.
Por isso,estou quase dessitindo da 125i.Se eu pudesse,pegava uma 335i modelo novo(2013), mas aí já tá bem mais caro,190 mil.
Obrigado.
Abraços