Eu fiz o testdrive do GTI também antes de comprar a 118, tanto que abri o tópico aqui no Forum sobre o GTI.
Mas para mim, o que estão pedindo pelo carro não vale. A única coisa que realmente faz a diferença aí é a performance do GTI que leva vantagem.
Não gosto do desing da VW, todos os carros são iguais. Nem com o desconto que eu tenho de comprar o GTI direto da fábrica com quase 20% a menos foi suficiente para me convencer a pagar tanto assim por um VW. O único carro que me fez balançar um pouco na época foi o V40, mas fiquei com receio da revenda.
Esses dias, caminhando perto de uma VW, resolvi entrar e ver a Tiguan. O carro custa no modelo de entrada 119 mil e a mais completa fica perto dos 160 mil! Na boa, tem carro muito melhor por essa faixa de preço, acho que a VW deveria baixar um pouco a bola. Nem aqui em Curitiba que tem a fábrica da VW está vendendo tanto GTI assim, até agora só vi 2 na rua.
Outra coisa, esse GTI que vc compra atualmente não é mais aquele modelo de entrada, pois a CCS fala que eles só recebem os carros com alguns acessórios que elevam o preço, ficando entre 110 e 120mil. Acontece que tabela Fipe não faz essa distinção dos equipamentos do Golf. Se o cara comprar o mais caro (140 mil segundo o consultor da VW), o valor base do seu carro será o modelo de entrada.
Já com a BMW não é assim, a Fioe faz a distinção entre os modelos Sport, Full, etc.
Se eu tivesse comprado o GTI ao invés da 118 certamente estaria arrependido hoje. Se o motor fosse problema, já teria colocado um Piggyback aqui em Curitiba, que sabe mais para frente. Por enquant o carro está excelente para as minhas necessidades.