por Alexeiev » 29 Jan 2017, 13:42
Tive uma 318i 2012(não flex) por 3 anos, sempre abasteci com gasolina comum aditivada em posto Ipiranga, vendi com 28000 km e nunca tive problema em relação qualquer parte do motor. Apenas troquei a bateria por uma Moura com a mesma amperagem (Obs: o cara trocou a bateria com o motor ligado para não perder nenhuma configuração do computador de bordo).
Troquei por uma 328i Sport GP 2015 flex, atualmente com 12.500 km, sempre abastecendo no mesmo posto Ipiranga e sempre gasolina comum aditivada. Nunca tive problema também em relação à injeção eletrônica ou qualquer problema de motor. Já abasteci em viagem em posto de estrada, aí vai na sorte ou não...
Acho que no meu caso, o tipo de gasolina não se aplica aos problemas relatados com as BMs não flex, mas de qualquer forma, antes de qualquer coisa, sempre abastecer em posto de confiança com gasolina sem alterações não vai gerar nenhum problema.
Segundo os recepcionistas e mecânico chefe da Eurobyke aqui de Ribeirão Preto, os carros Flex tem o motor projetado para funcionar exatamente com a nossa gasolina, então tanto faz se é etanol ou gasolina, e a aditivada ajuda a manter todo o sistema de alimentação limpo sem formação se resíduos que obstruam a passagem do combustível e comprometa o funcionamento do motor.
Tenho um cunhado que é presidente do CONAREN (conselho nacional de retíficas automotores), Já foi dono da maior retifica de motores aqui da cidade, a vida inteira trabalhou com retifica e auto-peças de motores, já teve uma mercedes C 180, uma bmw 320i 2013 (não flex) e atualmente uma 320i 2016 flex, e a orientação dele é exatamente a mesma. Quem quer performance e curtir uns segundinhos a mais na aceleração, use essas com maior octanagem, mas quem quer usar o carro no dia a dia (de vez em quando dar umas aceleradinhas, a gente não aguenta quando se vê uma reta limpa em frente...) podem usar gasolina comum aditivada. O carro é feito para o Brasil e no Brasil, para se usar a nossa gasolina.
O problema é achar um posto de confiança.
Eu tenho o meu e só abasteço nele.
Abraços.