Olá, sou proprietário de uma 120i N20 2.0 turbo e já tive um Jetta TSI versão 211cv e posso afirmar, com todas as letras, o desempenho é superior ao da BMW 184cv original, não é só no papel!!
Aceleração em 0 a 100 pode até ser parecida, mas ambos originais, o Jetta é muito mais arisco e empolga mais nas acelerações e retomadas!
Mas, contudo, porém, entretanto, kkkk, é como o amigo disse acima: a dinâmica da BMW é muito melhor e muito mais gostosa de dirigir. No meu caso, particularmente, a tração traseira faz toda diferença! Sempre fui um entusiasta de carros (adoro os antigos, tenho um Opala preparado também) e o que eu sempre senti falta no Jetta era a tração no lugar certo. Na verdade, essa foi a maior motivação pra eu entrar no mundo BMW: a tração traseira. Pra quem curte, isso muda tudo na hora de dirigir!
Fora isso, o equilíbrio da BMW realmente é muito melhor, a questão da divisão de peso 50-50 sobre cada eixo também deixa ela muito estável e gostosa de dirigir. Na estrada é um espetáculo, parece que você está dirigindo sobre trilhos, o carro tá sempre "na mão"!
E eu gosto de mais alguns detalhes nas BMW (tanto série 1, quanto série 3, seja E90, F30, etc) que me remetem ao jeito "old school" de fazer carros: eu gosto do capô grande e visível enquanto você dirige, somado a posição baixa de dirigir, fica muito bom. O Jetta vc já fica numa posição mais alta e o capô tem uma curva mais acentuada, ele não é tão visível dentro carro, mas isso já é questão de gosto!
Como os amigos falaram aí em cima, o câmbio ZF8 é muito bom, ele consegue ser rápido e confortável ao mesmo tempo. EU acho ele inferior em desempenho ao DSG do Jetta, pois no DSG as trocas eram ainda mais rápidas e na minha opinião o software do câmbio respondia mais rápido aos meus comandos. Em contrapartida, o DSG é meio grosseiro no creeping e não tem o mesmo conforto do ZF8 no uso normal do dia-a-dia. Novamente, nesse quesito a BMW se sai melhor no equilíbrio do conjunto!
Resumindo, ambos originais o Jetta tem um desempenho superior na acelerações, mas no conjunto da obra a BMW é mais prazerosa para dirigir e aproveitar tudo que o carro oferece.
Com relação a diferença entre 120 x 320, em números de desempenho é insignificante, pois ambas pesam quase o mesmo (salvo engano a plataforma é praticamente igual). Dirigindo, na minha opinião a 120i "veste" melhor o motorista, pois como o carro é menor parece que fica tudo mais a mão e mais "justo", por isso a minha escolha foi ela, a concepção do carro é um pouco mais esportiva. E também eu tenho a impressão que a 120i vem um pouco mais baixa em relação ao solo do que a 320, o que parece dar um comportamento um pouco mais firme nas curvas!
Agora tem outra questão, a VW tá praticando preços exorbitantes ultimamente!! Até 2013/2014 o custo benefício do Jetta era imbatível, vc pegava ele completão com xenon, teto, gps e bancos elétricos por menos de 100 mil reais. Agora a VW lançou o 1.4 nessa faixa de preço e jogou o 2.0 TSI lá nas alturas, acho que hoje um completão deve estar na casa de 125-130k!
Ao mesmo tempo a BMW vem fazendo várias promoções e baixando o preço da 320i, última vez que vi a pedida tava 145k com pacote Sport. Pela proximidade de preço, aí eu não teria dúvidas de ir de BMW!