por monterosso » 21 Jul 2016, 19:44
Um jeito instantâneo de um "consultor" perder minha confiança é indicar "podium ou comum, nunca aditivada" - meu Deus! Não fazem ideia do que estão dizendo.
Retrucar "mas a Podium é aditivada" é pedir pra escutar algo esfarrapado.
O uso de aditivos não é prejudicial ao motor, pelo contrário, ajuda a mantê-lo limpo.
É comum escutar técnicas de andar 10 tanques de comum e 1 de aditivada "para limpar" - mas isso não funciona. O aditivo mantém limpo mas não possui concentração tão alta para limpar.
Rodar sempre com gasolina aditivada (ou premium) permite que não seja necessário fazer a tão famosa limpeza de bicos, praxe na "empurroterapia", pois o motor estará sempre limpo. Ou seja, a economia em litros é pequena, e o consumo/manutenção maiores não compensam.
Além da octanagem, outro ponto que tornava "obrigatório" o uso de Premium em carros de injeção direta era o teor de enxofre no combustível, pois a tecnologia exigia melhor qualidade para funcionar corretamente.
Até 2014, a lei brasileira permitia 800ppm (partes por milhão) - a podium tem 30ppm.
No Brasil QUASE fomos abençoados com uma mudança na legislação que mudaria nossa cultura de foram radical:
1) Novo limite máximo de enxofre na gasolina passaria a 50ppm
2) Toda a gasolina seria aditivada (já é assim nos EUA e outros lugares do mundo. Não existe "comum").
Em 2014, o ponto 1 vigorou (sucesso) mas o 2 foi adiado pois não entraram em acordo de quem seria o responsável por aditivar a gasolina (refino ou distribuição) - perdura até hoje.
O álcool possui maior octanagem e teoricamente é mais limpo - porém é comum encontrá-lo com água adicionada. Porém ele não tem características lubrificantes dos aditivos - existe no mercado álcool aditivado, mas ainda não é tão comum.
Resumindo, minha opinião:
1) Álcool (aditivado) | Álcool (eu recomendaria intercalar com gasolina aditivada/premium para manter lubrificação) | Premium
2) Aditivada
3) Comum - jamais
Algumas fontes:
Abs