320i Sport GP (Troca de Rodas)

Sessão destinada a Série 3

320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor Fabio79 » 13 Mar 2016, 09:18

Fala pessoal...

Já tenho comentado isso no Grupo Whatsapp há algum tempo mas decidi colher informações aqui no Forum.

Estou para trocar as rodas originais da minha Sport GP 15/15 por replicas (Ou de M3, M4 ou 328i) sendo que qualquer uma delas, será 18 polegadas e obedecendo todas as configurações de fábrica como tala 8 polegadas e Offset 34 (algumas réplicas são 35 mas 1mm de diferença é desprezível). Os pneus também... Colocarei Runflat (Já sei o que muitos pensam sobre isso mas já decidi rs) e obedecerei o fator de carga mínimo e velocidade 91Y. Já li e debati bastante sobre réplicas sendo que eu iria somente na marca RAW ou WSP Italy que são de excelente qualidade. Os Pneus, seriam os mesmo que já tenho, porém 18 polegadas, Bridgestone Potenza S001 RFT.

A única coisa é que agora, me surgiu uma possibilidade e uma dúvida... Procurei até em forums internacionais e li um pouco a respeito mas gostaria de opiniões aqui caso alguém tenha algo a acrescentar !

A marca WSP Italy faz rodas da 328i como opção, na configuração "Staggered" (Rodas e pneus maiores na traseira) e obedece TODOS os parâmetros da BMW nessa configuração para 18 polegadas (Rodas traseiras, 18x8.5 ET 47 e dianteiras 18x8 ET34). Inclusive, achei os pneus que obedecem essa configuração BMW em uma loja na internet (Kranz Auto Center) 255/40 R18 95Y traseira e 225/45 R18 91Y dianteira. Todos da marca e modelo já mencionados.

Minha ex C180 vinha já de fábrica com configuração Staggered Wheels (245/40 R17 atrás e 225/45 R17) na frente, portanto, eu já tive um pouco de experiência com esse tipo de configuração mas o carro não tinha tanta potência para tanto pneu traseiro e no dia a dia, não se nota qualquer Understeering ou outro efeito que rodas e pneus maiores na traseira causam. Todas as Classes C da MB assim como Série 3, são tração traseira standard. Muita gente diz que essa configuração na série 3 é mais estética do que funcional pois fica muito bonito mas pode ser uma dor de cabeça para encontrar pneus de dimensões diferentes sendo da mesma marca e modelo (Apesar que eu já encontrei).

Enfim, não pensando só em estética mas em Handling e funcionalidade, o que vocês fariam ? Manteriam 225/45 R18 nas 4 ou 225/45 R18 na frente e 255/40 R18 atrás ? Lembrando que ambas as configurações são originais da BMW sendo que a última, exige rodas tala 8.5 Pol atrás e offset 47. Caso eu não vá nessa configuração, eu teria que escolher outras rodas sendo as 4 de tala 8 polegadas e Offset 34 ou 35.
Considerações: Meu carro está com 1989 KM, 250 CV (Piggyback SpeedBuster) ou seja, até justificaria um pouquinho mais os pneus maiores atrás apesar de 225 dar conta, meu uso é só para lazer. Rodo muuuito pouco (cerca de 300 Km por mês) só dentro de SP e no máximo, viajando nas ótimas estradas do estado de SP, como Bandeirantes, Carvalho Pinto... Essa parte é realmente zero Stress.


Links das rodas e pneus para configuração Staggered:

http://stockrodas.com/rodas/2007-wsp-bm ... -2309.html

Dianteiros (Ou nas 4 se não for configuração Staggered)
http://www.lojakranzautocenter.com.br/p ... rie-3.html

Traseiros
http://www.lojakranzautocenter.com.br/p ... -/-z4.html
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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor vulturx » 13 Mar 2016, 10:04

Fabio, eu não tenho como te dar uma ideia comparativa, porque nunca andei com outro carro até o mesmo ponto que andei com o meu. Vou tentar te dar o panorama do meu carro, que é staggered.

O meu é 225/40 R18 na dianteira e 255/35 R18 na traseira. 325i E90, 218cv.

Pro meu carro eu acho que é pneu demais. Nessa configuração, o carro é bem neutro. Understeer ou oversteer acontecem de acordo com o que eu faço em termos de weight transfer, com uma pequena tendencia ao oversteer ainda (o que eu acho excelente e fiquei surpreso, com configuração stock de suspensão imaginei que a BMW fosse deixar o carro com setup de understeer).

Em linha reta, o carro nunca destraciona. Só de primeira, partindo do zero, e segurando a frente com freio. Mas 218cv é meio pouco dado o peso do carro e a largura dos pneus.

Porém, quando meus dois pneus direitos rasgaram, tive que trocar os 4 pneus. Uma configuração normal e de pneus simetricos, eu poderia ter trocado so dois e feito rodizio pra colocar os mais gastos no mesmo eixo.

Obrigado por trazer a conversa pra cá. Acho que whatsapp é uma grande perda pro forum. Aqui o conhecimento fica organizado, armazenado e disponível. Aqui instiga o pensamento critico, e a construção de ideias, e permite se colocar essas ideias em forma textual clara e coesa pra todos. Whatsapp funciona pra troca rápida de ideias.
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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor George Wallace » 13 Mar 2016, 11:43

Fabio, boa tarde
Pela experiência que já tive com 2 M3 ( e36 e e46 ) eu colocaria os 4 pneus da mesma medida, com a primeira eu consegui rodar quase 15.000km a mais pois era possível fazer rodízio.
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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor felipe teixeira » 13 Mar 2016, 19:51

Se for vender suas rodas originais, tenho interesse em compra-las

Ex. VW Fox Plus 1.6 2007
Ex. Hyundai i30 2.0 2012
Ex. BMW X1 sDrive 18i 2013
Ex. BMW 320i GP 2014
Ex. Land Rover Evoque Dynamic 2014
Ex. BMW 320i Sport 2015
Ex. BMW M235i 2015
Ex. Audi TT Ambition 2016
Atual BMW X6 35i 2017
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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor choppinho » 13 Mar 2016, 23:14

Na pratica, tecnicamente falando, eu acho melhor tudo na mesma medida, a não ser o visual tala larga na traseira te agrade....
só com speedbuster, não vejo vantagem na troca.....além disso, understeer, eu não vejo como algo bom, mas também não vejo que rodas staggered vão realmente favorecer tanto isso, na pratica...a única vantagem prática de usar pneus mais largos atras é tração, se você não estar experimentando problemas de tração, não vejo motivos técnicos... a própria 328 (F30 - n20) original é totalmente desnecessário, faz diferença nenhuma, é uma decisão de marketing, não de engenharia.... chegando perto dos 300 cv, na F30 começa a ter vantagens no jogo staggered,mas eu não usaria.... nitidamente a 335 para cima é mandatório.

abaixo disso, vejo mais desvantagem. Eu não gosto muito da ideia, pois aro 18, mais largo, mais roda, mais pneu, mais peso não suspenso, o pior peso do carro, pois aumentam as perdas da transmissão de potência e torque do motor até o chão....

O problema é escolher rodas de boa qualidade, no caso que você quer rodas que tem na linha da bmw.....tem replicas no mercado que são frágeis, pesadas, etc...só são bonitas....
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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor Fabio79 » 14 Mar 2016, 00:03

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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor Fabio79 » 14 Mar 2016, 00:06

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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor rogkm » 14 Mar 2016, 09:59

Estava na mesma situação que você. Consegui um jogo da 328i original de 18" e ficou show!

Pesquisei bastante e acabei chegando a conclusão que o conjunto square seria o melhor custo/benefício (todos os pneus iguais 225/45/18). O conjunto staggered tem a questão visual apenas.

Agora que peguei as originais da 328i já estou namorando um jogo de BBS...
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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor Fabio79 » 14 Mar 2016, 12:19

Que legal, Rogkm...

Mas infelizmente, acho que terei que ficar no Staggered. A WSP não vende a versão Square.
Só vendem o jogo com duas talas e offset de acordo.
Encontrei já os pneus portanto isso não será problema. Mas a brincadeira não vai ficar barata.
Eu poderia ir de jogo Square todos de tala 8" da marca RAW que também é muito boa e tem da M3, M4, etc. Mas eu queria mesmo da marca WSP Italy e encontrei esse jogo Staggered da 328i. Acho que vou nelas mesmo.
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Re: 320i Sport GP (Troca de Rodas)

Mensagempor rogkm » 14 Mar 2016, 16:01

Sem problemas, o único ponto negativo é não poder fazer o rodízio completo. Mas vai ficar show, parabéns!
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