O motivo é simples: assim como existe aquela lenda de que TODO carro da Fiat é ruim (eu já tive um punto e o carrinho era Ok dentro da proposta), também impera a máxima de que MANUTENÇÃO DE BMW usada é impraticável e por isso o primeiro dono vende lá pelos 30.000km para pegar outra zero.
Pois bem, lá vai minha experiência.
Peguei minha 316i 2014 com 54.000km.
De lá para cá, troquei discos e fluido de freio, óleo e filtro do motor, 4 velas de iridium e a mangueira de ar da turbina. Todos por tempo e/ou desgaste natural, incluindo essa mangueira da turbina que a original da Mahle é UM LIXO ... um plástico bem vagabundo que resseca com o tempo (coloquei uma emborrachada agora).
Quanto gastei com peças?
Discos de freio
Discos traseiros Fremax: R$400,00 o par na SJ PARTS.
Discos dianteiro Fremax: R$350,00 o par no Mercado Car.
Total: R$750,00
Fiz um orçamento na Bavaria (oficina especializada BMW em SP) e só no jogo de discos queriam me cobrar mais de 2.000,00 DOIS MIL REAIS PELO MESMO PRODUTO, DA MESMA MARCA. PESQUISEM ANTES DE FECHAR!
Mangueira de ar da turbina
R$239,00 com frete grátis - entregou no dia seguinte ... melhor que a original da Mahle que é de um plástico bem vagabundo.
Orçamento da mesma peça na BIMMER: R$720,00 só de peça + R$220 de instalação.
Morreu nos R$239,00 pq eu mesmo fiz o serviço.
Velas
4 velas de iridium Bosch: R$230,00 na Sonnic Parts
+ R$220 de mão de obra na Bimmer... infelizmente eu não tinha a chave certa para fazer em casa. É mamão com açúcar trocar vela nesse motor da 316, 116 e 118i, desde que vc tenha a ferramenta certa.
Óleo e filtro do motor:
Troquei duas vezes (a cada 5000km +/-)
1a vez: MOTUL 6100 na Bavária: R$408,00
2a vez: MOTUL 6100 na A.R.M Auto Race Motorsport: R$445,00
Ai tem gente que diz: mas se quebrar o motor ou o câmbio, vc está ferrado ... Bem, se quebrar o motor ou um cambio de um vovorolla ou um sentra vc vai estar tão ferrado quanto ... faça manutenções no tempo certo para que não quebre

Resumo: preço de peças e produtos de revisão periódica são super tranquilos, desde que vc não seja inocente de comprar dentro das oficinas. Em termos de valores, pra mim fica mais ou menos o mesmo que eu paga para fazer as revisões de um C4 Hatch que tinha antes.
Só dá pra levar em oficina especializada BMW? Outro mito ... para o trivial do dia-a-dia, com trocar óleo, filtros, pastilhas, discos e sensores de freio, mangueiras ressecadas, velas e afins, o seu mecânico de confiança vai fazer o serviço com as mãos nas costas. É igual em qualquer outro carro (não estou falando aqui de mexer em câmbio, motor e afins).
Myth busted! Compre seu usadinho e use a cabeça para não morrer nas mãos de oficinas especializadas com as manutenções do dia-a-dia, que estão sempre prontas para extorquir o seu suado dinheiro.
Aliás, ponto positivo para a Bimmer, que apesar de ser careira com peças, está dentro do aceitável para mão de obra e aceita atender com as peças que vc comprar fora. Lá na Bavaria, vc quase deixa outra BMW pra eles só para fazer manutenção comum e fica num choro bravo para aceitarem colocar peças que vc não comprou com eles (inclusive cobram uma mão de obra mais caro por isso