por choppinho » 09 Mai 2016, 15:48
Esse motor travou por um conjunto de fatores....falta de sorte de um bico injetor travar ou retorno de óleo entupir, bomba de óleo ou algo do género, e infelizmente estar em um track day...se fosse uma estrada e estivesse um momento exigindo o carro, teria o mesmo efeito....uma falha de um componente que levou a uma falha grave mecânica.....
Com certeza a 320, 328 335 não são preparadas para pista, e a M3 também não é, mas leva peças de melhor qualidade, afinal quem compra um carro duro, barulhento para andar devagar, kkkk?
Força G nunca faria isso em um carro de rua, nem de pista, a não ser que a pista seja oval, ou que tenha uma falha de um componente.
ainda diria mais: no caso do motor do amigo, nada adianta fazer ele sem procurar o que causou o problema, pois tá arriscado a passar por isso de novo...
Mas discordo que sejam carros que não aguentam um track day..isso seria erro de projeto....não que não ocorra um stress mecânico em todo o carro, mas estamos falando de um carro relativamente novo, que deveria SIM aguentar......Um carro com mais idade fica bem suscetível a acontecer isso, pois diversos componentes já sofreram desgaste.....
Melhor exemplo que o carro tem que aguentar são os Europeus que andam por minutos seguidos em velocidade máxima, alto giro....Fora que a cultura de levar carros originais para a pista é muito presente.....
concordo que suspensão, freios, fluidos, estrutura, pneus não são 100% apropriados a um track day, podendo apresentar fadiga, mas a mecânica, só por ser exigida travar, nos carros atuais, não faz sentido isso....Os fabricantes testam os motores também em inclinações extremas, maiores que as que encontramos no dia a dia....Ja pensou travar um motor porque pegou um engarrafamento em uma rua muito inclinada?