Boa tarde pessoal!
No mês passado adquiri uma BMW 325i manual, motor M50, ano 1995. Desde então venho fazendo a troca dos fluidos e óleos dela.
Já troquei o óleo e o filtro do motor, o fluido de freio, o filtro do ar condicionado.
Nesse final de semana realizei a troca do fluido da direção hidráulica.
Fiquei espantado como estava sujo! Dessa forma, sugiro aos nobres colegas que se atentem a esse item importante em nossas viaturas, visto que a caixa da DH é um item bem caro...
Antes de criar o tópico, procurei no fórum e como não encontrei resolvi criá-lo. Pelo desculpas se alguém já o fez, mas eu não achei esse tutorial por aqui.
O serviço é relativamente simples. Basta você saber qual o tipo de óleo a sua caixa de direção usa, uma chave de 10mm, uma chave de fenda e uma bomba de sucção. Além disso, é necessário que as duas rodas dianteiras sejam levantadas, caso contrário vai comer um pouco da borracha.
Vamos lá. A imagem a seguir mostra onde está localizado o reservatório da caixa de DH. Fica mais ou menos abaixo do corpo da borboleta. Nessa foto eu já havia retirado a caixa do filtro de ar. Antes de comprar o fluido, fui lá e verifiquei que na tampa do reservatório dizia que o óleo a ser utilizado seria o ATF.
Para retirar a caixa do filtro do motor, você precisará de uma chave de 10mm.
Com essa chave, retire os dois parafusos que prendem a caixa, que ficam à direita:
Em seguida, desconecte os dois plugues que fixam a caixa ao sensor de fluxo de ar:
Do outro lado, a caixa está conectada a uma mangueira que recebe o ar frio. Com cuidado, desencaixe a mangueira da caixa:
É um pouco chato para retirar a caixa do filtro de ar, mas com cuidado dá para retirar numa boa. Após retirá-la, você terá acesso ao reservatório do fluido da DH, conforme a primeira imagem deste post.
Imagem do reservatório com a tampa:
Detalhe da tampa, com a indicação do óleo a ser utilizado:
Óleo que utilizei para a troca. Olha onde foi feito rsrs.
Olha como estava o fluido lá dentro:
Essa é a bomba de sucção que eu usei:
Retirando o fluido com a bomba:
Veja a diferença entre o fluido velho e o novo:
Após retirar o fluido que estava no reservatório, adicione o novo, feche o reservatório. Ligue o veículo e movimente o volante para um lado e para outro umas duas vezes. Isso fará com que o fluido novo entre no sistema e o velho vá ao reservatório.
Desligue o carro e abra o reservatório. Retire o fluido e verifique se ainda está sujo. Se estiver (como o meu estava - e muito), adicione novo óleo, ligue o carro etc.
No meu carro eu achei que utilizaria 2 litros de óleo para fazer essa limpeza, mas foram utilizados 5 .
A seguir a diferença entre óleo que estava no reservatório e o novo após 3, 4 e 5 litros respectivamente:
Note que na última ainda estava um pouco sujo, no entanto já estava bem transparente. Mas acabou os óleos que eu tinha rsrs. Acredito que com mais 1 litro ficaria bom. Acredito que vale a pena fazer uma boa limpeza, pois não é um procedimento a ser feito sempre.
Olha aí o óleo como estava sujo:
Dica: como estava mexendo com óleo, acaba sujando um pouco as mãos e um lugar o outro. Usei o CIF desengordurante que limpa bem:
É isso aí galera, após essa troca percebi que a direção ficou um pouco mais leve.
Depois do trampo abri aquela gelada para comemorar rsrs.
Esse final de semana eu devo trocar a lanterna do pisca, que está quebrada. Vou ver se tiro umas fotinhas pra postar aqui!