por Jazon » 04 Mar 2016, 14:02
Olá pessoal, problema resolvido - após uma grande batalha a concessionária resolveu me oferecer uma proposta de cortesia; acabaram trocando todas as peças a custo R 0,00. Apenas a título de informação, o orçamento original que me foi passado para executar o serviço foi da ordem de R$ 14.000,00 (meu carro está fora da garantia - venceu em novembro de 2015). Ao receber esse orçamento comecei a procurar alternativas em outras oficinas e reclamei diretamente na concessionária. Como resposta consegui um desconto da Euroimport de R$ 2.000,00. Mesmo assim achei que R$ 12.000,00 para o serviço estava muito alto. Pesquisando na internet, achei uma concessionária em Atlanta que dispunha das peças originais e me enviariam para o Brasil por algo em torno de US$ 300,00 - considerando uma taxação na receita de 100%, avaliei meu gasto com peças da ordem de US$ 600,00 (em reiais R$ 2500,00), mais mão de obra e demais serviços conseguiria fazer o serviço por R$ 5.000,00. Ou seja, os R 12.000,00 pedidos pela concessionária estavam muito acima do razoável. Entrei em contato com o 0800 da BMW para tentar algum acordo e me disseram que qualquer tratativa deveria ser feita através da concessionária. Em novo contato, já ciente dos valores que conseguiria, solicitei à concessionária verificar a possibilidade de uma extensão da garantia ou algo parecido, deixando claro que não pagaria o valor proposto - preferiria retirar o carro e deixar encostado até que conseguisse as peças (estava disposto a ir até Atlanta buscá-las e aproveitaria ainda para um passeio sem gastar os R$ 12.00000). Para minha surpresa vieram com a história de que tentariam a tal "proposta de cortesia". Bom, o desfecho de tudo isso já comentei no início desse post.
Apesar do desgaste, pois acabei ficando sem o carro por 15 dias, agora o problema foi resolvido. Entretanto, fiquei extremamente decepcionado com o pós-venda e com o descaso demonstrado pela BMW Brasil... Da concessionária não esperava grande coisa já que não têm concorrência aqui em Curitiba e o descaso com os clientes é total, mas da marca esperava mais correção, não digo igual à atenção dada pelos alemães, mas algo que não contribua para denegrir uma marca tão conceituada. A única coisa que se espera é um tratamento justo para com os clientes que investe pesadamente na compra de um veículo premium em situações que todos sabemos estar sujeitos, mas o abuso praticado pelo braço nacional da marca e pelas suas concessionárias é extremamente desanimador. Desculpem o desabafo, mas acho importante compartilhar com os colegas a situação que enfrentei.