por Schmitz » 10 Out 2012, 18:53
Bem vindo Guarnieri, realmente no manual da BMW não fala em troca de óleo do câmbio automático, apenas diz que o óleo é permanente.
Eu particularmente, não concordo que o óleo possa durar toda a vida útil do câmbio, já que sofre com temperatura e pressão, e isso altera qualquer substância depois de um longo tempo, porém fico com receio de trocar o da minha caixa automática, até existe o kit para trocar o óleo, com juntas e o filtro, custa US$ 32,00 no autohausaz.com, o óleo tem que ser um 100% sintético alemão, de preferência. ( Ex. Pentosin, no Mercado Livre, R$ 100,00 o litro)
Caixa automática é uma verdadeira "caixinha de surpresas", ninguém sabe o que vai encontrar lá dentro...
O meu carro quando uso por muito tempo, em trânsito pesado e em dias muito quentes, às vezes ele dá um tranco nas reduções de 3° pra 2°, em baixas velocidades, abaixo de 70 km/h, quando tiro o pé do acelerador para começar uma frenagem, porém em dias frios funciona sem dar trancos ou quando pego estrada, moro em Guarulhos, e já fui mais de 20 vezes pra Curitiba, e duas vezes pra Floripa, sem um tranco sequer, porisso acho que o problema é o óleo muito velho, quando esquenta deve ficar fino demais, pois tenho o carro a 2 anos e meio e ele sempre fez isso.
Mas estou amadurecendo a idéia de trocar o óleo, o custo é meio alto, acredito que fica na casa dos R$ 1 mil.( kit+óleo+ mão de obra)
No meu caso, não troquei porque não julguei como algo muito emergencial.
Você quer trocar o óleo por algum motivo especial?
TFA
Schmitz.´.
Editado pela última vez por
Schmitz em 11 Out 2012, 16:15, em um total de 1 vez.
BMW Compact 318ti/a 98